Entre os dias 17 e 20 de
outubro, cinquenta estudantes dos cursos técnicos de nível médio, graduação e
especialização do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias
participaram do V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado no Centro
de Convenções de Pernambuco (CECON), em Olinda (PE). O congresso teve por
objetivo discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes
atuações, além de promover o debate sobre as experiências educadoras das
escolas e universidades. Nesta edição, professores, estudantes e pesquisadores
discutiram o tema “Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas”.
Durante os três dias de
congresso, os estudantes participaram de diversas atividades, como minicurso,
palestra, sessão de conversa, mesa redonda, fórum de debate, atividade
cultural, seminário pós-graduado, exposição de trabalhos e lançamento de
livros. Os estudantes também tiveram contato com renomados profissionais de
diferentes instituições do país que atuam na área da temática do evento.
Além dos estudantes, as
professoras Eliane de Sousa Almeida e Regina Celia de Morais Alves Silva
integraram a comissão. Para Eliane Almeida, a significativa quantidade de
trabalhos aprovados no Conedu favorece a formação profissional dos acadêmicos.
“O Campus Caxias atua há oito anos para o fortalecimento do chamado ‘tripé’ da
educação que todos os institutos federais seguem, que consiste na
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. E a pesquisa encontra-se
muito bem representada neste congresso, através da notável quantidade de
projetos aprovados”, comemora.
A aluna do curso de Ciências
Biológicas e orientanda de Eliane Almeida, Francinete Sousa de Oliveira,
apresentou trabalho no congresso. “Nossa pesquisa analisou como se constrói a
identidade do ser professor na área de ciência da natureza (Biologia, Física e
Química), na perspectiva das reflexões de estudantes de licenciaturas sobre as
contribuições das disciplinas pedagógicas e práxis”, explica a aluna. “É uma
oportunidade única poder apresentar os resultados do projeto e saber que posso
contribuir para a formação inicial de outros professores”, comenta.
Para Ricardo da Silva
Carvalho, ex-aluno de Ciências Biológicas e aluno da especialização em Educação
e Ciências, a participação no evento apresentou um rol de possibilidades e
contribuições das quais pode se aprimorar profissionalmente como educador e ser
humano. “Foi algo muito gratificante, visto que pude participar de diversas
discussões acerca da educação no cenário atual em áreas como educação
inclusiva, educação ambiental, educação de jovens e adultos, ensino de ciências
e das políticas públicas educacionais. Se eu pudesse resumir o congresso em uma
única palavra, seria ‘aprendizado’”, finalizou.
Maria da Conceição Borges
dos Santos é aluna do curso de Ciências Biológicas e também participou do
CONEDU. Para a aluna, o congresso possibilitou “conhecer novas estratégias e
depoimentos de experiências que nos fazem refletir sobre o campo da docência e
nos permitem traçar novos caminhos para uma atuação eficiente”. E acrescentou:
“o evento foi de grande valia, pois, a cada ano, amplia os conhecimentos dos
docentes e discentes que ali estão, acrescento conhecimentos a respeitos dos
desafios e perspectivas que a educação propicia”, ponderou.
O diretor-geral do campus
Caxias, João da Paixão Soares, lembrou as dificuldades encontradas para
garantir a participação dos estudantes no evento. “Diante do atual cenário,
assim como no anterior, não foi fácil garantir a participação dos alunos no
evento. Sentimos a obrigação de buscar parcerias para garantir a participação
no evento do porte do CONEDU. Levamos em consideração ainda a grande quantidade
de trabalhos aprovados, que comprovam que o campus vem desenvolvendo boas
práticas no campo da pesquisa”, disse.
Sobre o evento
O V CONEDU é uma realização
do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP), com o apoio
institucional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Observatório de
Pesquisa e Estudos Multidisciplinares (OPEM), Universidade Federal do Rio
Grande (FURG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Grupo de Pesquisa
Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades, Núcleo de Educação
Emocional (NEEMOC – UFPB), Núcleo de Etnografia, Educação e Justiça Social
(NEEJ), Nós do Sul – Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Identidades,
Currículos e Culturas, Educação Emocional – Portal de Conhecimento sobre
Emoções, Inteligência Emocional e Desenvolvimento de Habilidades
Socioemocionais, e apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES), do RECIFE Convention & Visitors Bureau e da Empresa de
Turismo de Pernambuco (EMPETUR).
Fonte: ASCOM

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